sábado, 9 de junho de 2012

Trabalho Final 3D Studio Max- Modelação restantes objectos

Sofá:


1 - Criamos primeiramente uma Box - Convert do Editable Poly - Figura 1


Figura 1


2 - Em polygon seleccionamos as laterais do sofá para fazer o encosto e com Extrude puxamos para cima com o Move -Figura 2 e 3

      
Figura 2                                Figura 3

3 - Seleccionamos interior do sofá - Figura 4 - e com Bevel chegamos ao resultado da Figura 5

  
Figura 4                       Figura 5

4 - Para fazer as bases do sofá, seleccionamos as faces que queremos onde fiquem as bases e com Extrude e Insert - Figura 6

Figura 6

5 - Para tornar o sofá com efeito mais "fofo", vamos ao Modify - Subdivision Surface - Use NURMUS Subdivision - Intenerarium:2 - Figura 7, 8 e 9












Figura 7                                    Figura 8                                      Figura 9


Nota:O material utilizado foi Cabedal (Leather)



Mesa:






1 - Para criar a base da mesa, fazemos duas box.
2 -Para criar os pés da mesa, fazemos um cilindro - Convert to Editable Polygon e com Bevel colocamos os pés na parte inferior mais estreitos.


Material


O material utilizado para a mesa foi vidro e os pés foi cromado.


Para criar Cromado:


1 - Standart - Diffuse - colocar 15 em todos os valores
2 - Specular level: 40
3 - Glossiness: 40
4 - Maps - Reflection : 85 - None - Raytrace


Para criar Vidro:


1 - Standart - Arch&Design - Glass
2 - Refraction - Transparency: 1,0











Ventoinha:


  


1 - Colocamos uma imagem de frente de uma ventoinha -criar plano - material editor - diffuse - bitmap - escolher imagem (activar show map viewport)
2 - Line - Criar pontos de lado do tubo da ventoinha - Modify - Lista: Lathe - Y direction - Min Align - Figura 1

Figura 1

3 -  Para fazer a base que segura o cilindro - Create - Cylinder - Convert to Editable Poly - utilizar inset | outline | Scale.

4 - Criamos uma Line - Spline - Seleccionamos a linha - outline - clicamos na linha e puxamos para cima - clicar em modify - lista: Extrude e alteramos os valores de Amount -  Figura 2


Figura 2

5 - Para fazermos a parte de trás da grelha da ventoinha, vamos a create - Extend Primitives - Capsula - Figura 3
 
Figura 3
6 - Border - cap - Figura 4
Figura 4


7 - Ajustar com as ferramentas Inset | Extrude | Bevel com o Scale até ficar com as formas como apresenta na figura 5
Figura 5


 8 - Agora vamos criar um fio para ligar a ventoinha à tomada em Line -Loft - Get shape - e seleccionamos o circle inicialmente criado - Figura 6

9 - Loft -Skin Parameters - Shape Steps:11 - Path Steps: 16. Para alterar raio do fio, clicamos no círculo - Modify - Radius - Figura 7

Figura 6

Figura 7

10 - Para criarmos ponta da tomada, criamos uma Box- Convert to Editable Poly - Vertex - Scale. Seleccionamos face da box - utilizamos Inset e Extrude até tomar a forma como apresenta na Figura 8

Figura 8

11 - Com a ferramenta Connect, dividimos a face e de seguida seleccionamos com Polygon as faces que queremos que tomem comprimento e finalmente utilizamos a ferramenta Extrude - Figura 9

Figura 9

12 -  Unimos fio, tomada e base ventoinha - Figura 10

Figura 10


13 - Para fazer as hélices, criamos a sua forma com a ajuda da imagem, com Rectangle, adicionamos pontos extra em Refine, ajustando no arredondamento com Fillet - Figura 11
Figura 11

14 - Para podermos colocar a hélice ligeiramente curvada seleccionamos a mesma - Modify - Bend  e Smoth - Figura 12
Figura 12

15 - Para criarmos as restantes hélices, primeiro mudamos a posição do Pivot para a sua parte inferior em Hierarchy - Affect Pivot Only - com Move, movemos o Pivot para baixo. Depois com Rotate, clicamos na hélice+Shift -criará uma nova hélice. O mesmo processo aplica-se nas restantes hélices - Figura 13

Figura 13
16 - Para criarmos a esfera central, criamos sphere - Modify - Hemisphere:0,5 (a esfera passará a ficar em metade) - Figura 14 e 15

        
Figura 14                                         Figura 15


17 - Para fazer a grelha da ventoinha criamos uma Shpere - alteramos o Hemisphere para 0,5 para ficar apenas metade da esfera - Figura 16

Figura 16

18 - Convert to Editable Poly - Apagamos a outra metade da esfera - em Polygon - Grow - Figura  17 e 18

   
Figura 17                               Figura 18


19 - Modify - Lista: Lattice - Strutus only from edges - Radius 0,04 (ficar da forma que se deseja). Utilizar mirror para fazer a outra metade -  Figura 19

         
Figura 19


Nota: Para o Material da Ventoinha aplica-se o Cromado


Cortina:

1 - Criamos uma Line - fazer 2 pontos -Convert to Editable Spline - Segment - seleccionar linha - Geometry - Divide - Figura 1

Figura 1

2 - Vertex - Activar Use soft Selection - Seleccionar conjunto de linhas e levantar ou descer com o Move - Figura 2


Figura 2

3 - Edit - Clone - 2x, para criar mais duas linhas - Figura 3


Figura 3

4 - Na linha de cima - Modfy - List: Noise - Scale:10 | Fractal : Activar | Y: 12,241 - Clicar com o botão direito do rato em Noise - Collapse All - Yes - Figura 4

Figura 4

5 - Fazer uma line para a altura da cortina - Figura 5 - Seleccionar linha de baixo - Modify - Compund Objects - Loft - Get Path - seleccionar linha feita para a altura da cortina - Figura 6

    
Figura 5                                   Figura 6

6 - Em Skin parameters - Shape steps: 0 | Path Steps: 4 - Figura 7
     Em Path Parameters - Path : 12 - Get Shape - seleccionar linha do meio e de cima - Path parameters : 100 - Figura 8

     
Figura 7                                 Figura 8


Tapete:






1 - Criar Plane - Figura 1 
2 - Criar cilindro e copiar mais 3 - Figura 2
3 - Modify - Lista: Taper | Lista: Bend - Figura 3 e 4



  
Figura 1                                   Figura 2
   
        Figura 3                                    Figura 4

4 - Compound Objects - Scotter - Pick Distribution Object
5 - Clicar em plano - Source Object Parameters - Duplicates - 1000 - Perpendicular - Area - Transforms - Rotation Z : 360 - Display : 10 - Distribute Using : Along Edges - Figura 4
 6 - O mesmo processo faz-se para os restantes cilindros criados


Figura 4

7 - Seleccionar cilindro - Modify - Display - Uniqueness - Figura 5

Figura 5




































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