1 - Criamos primeiramente uma Box - Convert do Editable Poly - Figura 1
Figura 1
2 - Em polygon seleccionamos as laterais do sofá para fazer o encosto e com Extrude puxamos para cima com o Move -Figura 2 e 3
Figura 2 Figura 3
3 - Seleccionamos interior do sofá - Figura 4 - e com Bevel chegamos ao resultado da Figura 5
Figura 4 Figura 5
4 - Para fazer as bases do sofá, seleccionamos as faces que queremos onde fiquem as bases e com Extrude e Insert - Figura 6
Figura 6
5 - Para tornar o sofá com efeito mais "fofo", vamos ao Modify - Subdivision Surface - Use NURMUS Subdivision - Intenerarium:2 - Figura 7, 8 e 9
Figura 7 Figura 8 Figura 9
Nota:O material utilizado foi Cabedal (Leather)
Mesa:
1 - Para criar a base da mesa, fazemos duas box.
2 -Para criar os pés da mesa, fazemos um cilindro - Convert to Editable Polygon e com Bevel colocamos os pés na parte inferior mais estreitos.
Material
O material utilizado para a mesa foi vidro e os pés foi cromado.
Para criar Cromado:
1 - Standart - Diffuse - colocar 15 em todos os valores
2 - Specular level: 40
3 - Glossiness: 40
4 - Maps - Reflection : 85 - None - Raytrace
Para criar Vidro:
1 - Standart - Arch&Design - Glass
2 - Refraction - Transparency: 1,0
Ventoinha:
1 - Colocamos uma imagem de frente de uma ventoinha -criar plano - material editor - diffuse - bitmap - escolher imagem (activar show map viewport)
2 - Line - Criar pontos de lado do tubo da ventoinha - Modify - Lista: Lathe - Y direction - Min Align - Figura 1
Figura 1
3 -
Para fazer a base que segura o cilindro - Create - Cylinder - Convert to Editable Poly - utilizar inset | outline | Scale.
4 - Criamos uma Line - Spline - Seleccionamos a linha - outline - clicamos na linha e puxamos para cima - clicar em modify - lista: Extrude e alteramos os valores de Amount - Figura 2
Figura 2
5 - Para fazermos a parte de trás da grelha da ventoinha, vamos a create - Extend Primitives - Capsula - Figura 3
Figura 3
6 - Border - cap - Figura 4
Figura 4
7 - Ajustar com as ferramentas Inset | Extrude | Bevel com o Scale até ficar com as formas como apresenta na figura 5
Figura 5
8 - Agora vamos criar um fio para ligar a ventoinha à tomada em Line -Loft - Get shape - e seleccionamos o circle inicialmente criado - Figura 6
9 - Loft -Skin Parameters - Shape Steps:11 - Path Steps: 16. Para alterar raio do fio, clicamos no círculo - Modify - Radius - Figura 7
Figura 6
Figura 7
10 - Para criarmos ponta da tomada, criamos uma Box- Convert to Editable Poly - Vertex - Scale. Seleccionamos face da box - utilizamos Inset e Extrude até tomar a forma como apresenta na Figura 8
Figura 8
11 - Com a ferramenta Connect, dividimos a face e de seguida seleccionamos com Polygon as faces que queremos que tomem comprimento e finalmente utilizamos a ferramenta Extrude - Figura 9
Figura 9
12 - Unimos fio, tomada e base ventoinha - Figura 10
Figura 10
13 - Para fazer as hélices, criamos a sua forma com a ajuda da imagem, com Rectangle, adicionamos pontos extra em Refine, ajustando no arredondamento com Fillet - Figura 11
Figura 11
14 - Para podermos colocar a hélice ligeiramente curvada seleccionamos a mesma - Modify - Bend e Smoth - Figura 12
Figura 12
15 - Para criarmos as restantes hélices, primeiro mudamos a posição do Pivot para a sua parte inferior em Hierarchy - Affect Pivot Only - com Move, movemos o Pivot para baixo. Depois com Rotate, clicamos na hélice+Shift -criará uma nova hélice. O mesmo processo aplica-se nas restantes hélices - Figura 13
Figura 13
16 - Para criarmos a esfera central, criamos sphere - Modify - Hemisphere:0,5 (a esfera passará a ficar em metade) - Figura 14 e 15
Figura 14 Figura 15
17 - Para fazer a grelha da ventoinha criamos uma Shpere - alteramos o Hemisphere para 0,5 para ficar apenas metade da esfera - Figura 16
Figura 16
18 - Convert to Editable Poly - Apagamos a outra metade da esfera - em Polygon - Grow - Figura 17 e 18
Figura 17 Figura 18
19 - Modify - Lista: Lattice - Strutus only from edges - Radius 0,04 (ficar da forma que se deseja). Utilizar mirror para fazer a outra metade - Figura 19
Figura 19
Nota: Para o Material da Ventoinha aplica-se o Cromado
Cortina:
1 - Criamos uma Line - fazer 2 pontos -Convert to Editable Spline - Segment - seleccionar linha - Geometry - Divide - Figura 1
Figura 1
2 - Vertex - Activar Use soft Selection - Seleccionar conjunto de linhas e levantar ou descer com o Move - Figura 2
Figura 2
3 - Edit - Clone - 2x, para criar mais duas linhas - Figura 3
Figura 3
4 - Na linha de cima - Modfy - List: Noise - Scale:10 | Fractal : Activar | Y: 12,241 - Clicar com o botão direito do rato em Noise - Collapse All - Yes - Figura 4
Figura 4
5 - Fazer uma line para a altura da cortina - Figura 5 - Seleccionar linha de baixo - Modify - Compund Objects - Loft - Get Path - seleccionar linha feita para a altura da cortina - Figura 6
Figura 5 Figura 6
6 - Em Skin parameters - Shape steps: 0 | Path Steps: 4 - Figura 7
Em Path Parameters - Path : 12 - Get Shape - seleccionar linha do meio e de cima - Path parameters : 100 - Figura 8
Figura 7 Figura 8
Tapete:
1 - Criar Plane - Figura 1
2 - Criar cilindro e copiar mais 3 - Figura 2
3 - Modify - Lista: Taper | Lista: Bend - Figura 3 e 4
Figura 1 Figura 2
Figura 3 Figura 4
4 - Compound Objects - Scotter - Pick Distribution Object
5 - Clicar em plano - Source Object Parameters - Duplicates - 1000 - Perpendicular - Area - Transforms - Rotation Z : 360 - Display : 10 - Distribute Using : Along Edges - Figura 4
6 - O mesmo processo faz-se para os restantes cilindros criados
Figura 4
7 - Seleccionar cilindro - Modify - Display - Uniqueness - Figura 5
Figura 5
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