Nesta aula fizemos um icosaedro. Utilizamos inicilamente o comando Polygon, inserindo o número de vértices (5). Passamos para 3D (vports) e construimos duas faces do sólido com o comando Polygon, inserindo o número de vértices (3) - Figura 1
Figura 1
Para podermos unir estas duas faces, temos que achar o ponto onde elas intersectam-se com o apoio de duas circunferências. Para tal, mudamos o UCS + 3 + midpoint, de seguida fazemos circle dos pontos seleccionados pelo UCS - Figura 2
Figura 2
Com o auxílio da intersecção dos dois círculos, transferimos uma das faces com o 3DFace, removendo o restante. De seguida com o comando Array, fazemos as restantes faces, tendo assim a parte superior do sólido - Figura 3
Figura 3
De seguida com o comando Array seleccionamos um dos triângulos e como centro o ponto D. resultando uma parte do sólido. De seguida, utilizando o mesmo comando (Array) fazemos os restantes triângulos - Figura 4
Figura 4
Copiamos a figura que temos, e com o comando Align, "encaixamos" nos pontos respectivos, resultando o sólido final - Figura 5
Figura 5
Para enumerar as faces, mudamos o UCS numa das faces pretendidas, fazemos circle+3p, de seguida dtext+j+mc+0.2+0 e inserimos o algarismo. Com o comando Array, seleccionamos esse mesmo algarismo, definindo o centro, originando os restantes algarismos. O processo é o mesmo para as restantes faces - Figura inicial
Sem comentários:
Enviar um comentário