sábado, 24 de março de 2012

Icosaedro - 21 de Março de 2012

Icosaedro


Nesta aula fizemos um icosaedro. Utilizamos inicilamente o comando Polygon, inserindo o número de vértices (5). Passamos para 3D (vports) e construimos duas faces do sólido com o comando Polygon, inserindo o número de vértices (3) - Figura 1


Figura 1


Para podermos unir estas duas faces, temos que achar o ponto onde elas intersectam-se com o apoio de duas circunferências. Para tal, mudamos o UCS + 3 + midpoint, de seguida fazemos circle dos pontos seleccionados pelo UCS - Figura 2


Figura 2


Com o auxílio da intersecção dos dois círculos, transferimos uma das faces com o 3DFace, removendo o restante. De seguida com o comando Array, fazemos as restantes faces, tendo assim a parte superior do sólido - Figura 3


Figura 3

Com o comando UCS  seleccionamos os pontos A, B e C para fazer o "meio" do sólido (ver Figura 3).
De seguida com o comando Array seleccionamos um dos triângulos e como centro o ponto D. resultando uma parte do sólido. De seguida, utilizando o mesmo comando (Array) fazemos os restantes triângulos - Figura 4


Figura 4


Copiamos a figura que temos, e com o comando Align, "encaixamos" nos pontos respectivos, resultando o sólido final - Figura 5


Figura 5




Para enumerar as faces, mudamos o UCS numa das faces pretendidas, fazemos circle+3p, de seguida dtext+j+mc+0.2+0 e inserimos o algarismo. Com o comando Array, seleccionamos esse mesmo algarismo, definindo o centro, originando os restantes algarismos. O processo é o mesmo para as restantes faces - Figura inicial



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