sábado, 17 de março de 2012

Dodecaedro - 16 de Março 2012


Dodecaedro

Na aula de Sexta-Feira, criámos um Dodecaedro.
Para criar o hexágono utilizamos Polygon, inserindo o número de lados (5) com as coordenadas (0,0) e (1,0) - Figura 1
Com o comando 3DFace seleccionamos os pontos base da figura colocando i, seleccionando de seguida os pontos restantes para dividir a figura - Figura 1


Figura 1

Colocamos vports para uma visualização a 3D.
Com o auxílio de uma charneira, utilizar o comando Mirror para colocar duas faces do sólido.
Para encontrar o ponto onde as faces unem-se, recorremos a duas circunferências. Para tal fazemos linha perpendicular a partir do ponto A usando o comando Per (Perpendicular) e de seguida clicar nos pontos B e C.
Mudar o UCS, clicando do ponto D ao A, colocando (0,0,10), de seguida fazer Circle do ponto D ao A - Figura 2  
Processa-se da mesma maneira para a outra face, encontrando assim o ponto de intersecção.


Figura 2

Com o comando Align transferimos o pentágono até ao ponto de intersecção achado, com o auxílio da charneira - Figura 3


Figura 3

Construir circle na base do polígono, mais o comando 3P (a partir de 3 pontos da base)
Com o comando Array criamos as restantes faces do polígono, seleccionando como center o centro da circunferência - Figura 4


Figura 4

Para fazer a outra metade da peça, copiamos a mesma e com o comando Align unimos os pontos a que correspondem cada vértice, e finalmente Shade - Figura 5


Figura 5



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