sábado, 17 de março de 2012

Tetraedro - 14 de Março 2012


Tetraedro


Na segunda aula de computação, realizámos um tetraedro.
Iniciamos com o comando Polygon para formar um triângulo equilátero, inserindo as coordenadas (0,0) e (1,0).

Definimos o poligono como um plano com o comando 3DFace.
Com o comando Mirror copiamos as faces do tetraedro, com o auxílio de uma charneira.
Para uma visão a 3D utilizamos o comando Vports - Figura 1


Figura 1

Para acharmos a intersecção do vértice do sólido, recorremos a duas circunferências e para tal, mudamos os eixos com o comando UCS, unindo do ponto A ao B introduzindo os algarismos (0,0,10) - Figura 2


Figura 2


Fazemos 2 circunferências com o comando circle a partir do ponto AB (ver figura 2) - Figura 3


Figura 3

Com o comando Align indicamos o plano que queremos rebater, unindo o mesmo com a  intersecção das duas circunferências - Figura 4


Figura 4

Com o comando Array colocamos as restantes faces, seleccionando o centro a intersecção das circunferências - Figura 5
Finalmente utilizamos Shade. 



Figura 5




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