Na primeira aula de Elementos Computacionais de Design, começámos por construir um dado em AutoCad.
Começamos por construir o cubo com o comando Box, colocando os respectivos valores de center (0,0,0) e lenght (10,10,10).
De seguida em ViewPorts colocamos para uma perspectiva em 3D. - Figura 1
Figura 1
Para dividir as faces do cubo, utilizamos linhas auxiliares com os comandos x-line, escolhendo linhas horizontais ou verticais (comandos h ou v respectivamente) - Figura 2
Figura 2
Para realizar as circunferências de um dado, utilizamos o comando Sphere clicando nas intersecções das linhas auxiliares feitas anteriormente (Figura 2), dando o valor do diâmetro (1).
Para realizarmos as restantes esferas, utilizamos o mesmo processo, mas com o auxílio do comando Offset, para criar mais linhas de intersecção para fazer as respectivas esferas - Figura 3
Figura 3
Para fazer as restantes esferas, auxiliamo-nos com o comando Align que transfere o objecto que queremos de um plano para outro, não esquecendo de copiar os objectos que pretendemos transferir - Figura 4
Figura 4
Para subtrair metade das esferas realizadas utilizamos o comando Subtract seleccionando o cubo + All - Figura 5
Figura 5
Para bolear as arestas do dado empregamos o comando fillet colocando o raio que desejamos - Figura 6
Figura 6
Finalmente usamos o comando Shade para obter o objecto com sombras - Figura 7
Figura 7
Sem comentários:
Enviar um comentário